1 - Diagnóstico
O Diagnóstico é uma ação anterior à aplicação de qualquer um dos módulos de design e é uma etapa essencial, pois realiza o mapeamento da situação do artesanato local, sob várias dimensões de abrangência. O diagnóstico fundamentará e definirá as ações posteriores a serem realizadas, indicando os eixos temáticos a serem abordados e oportunidades de desenvolvimento para o setor artesanal no município onde será aplicado.
O diagnóstico de Design para o Artesanato deverá identificar a situação atual da atividade artesanal do município e o ambiente no qual ela está inserida através de visitas, pesquisas, busca de dados e informações junto ao grupo de artesãos e diagnosticar as possibilidades do setor, ainda não desenvolvidas ou aproveitadas pelos artesãos, que possam potencializar as atividades produtivas.
Além da necessidade de melhoramento e diversidade dos produtos, foi identificado a necessidade de planejamento estratégico dentro da produção dos produtos artesanais, aulas de precificação e gestão. Também alinhar sobre público ideal e jornada do cliente.
2 - Processo Criativo (24 horas)
A etapa do Processo Criativo tem por objetivo dar ao artesão condições de entendimento do processo de elaboração de soluções reais para as suas demandas. Essa fase destaca as atitudes e os métodos necessários, tanto em relação ao artesão/grupo, quanto ao produto. Fundamenta e ativa a capacidade criadora na formação de indivíduos autônomos para serem capazes de apropriar da sua história, usar de diferentes linguagens e serem autores, criadores e agentes transformadores nos processos da cultura em movimento.
Estrutura de atuação
- Apresentação do programa;
- Criação de Vínculos;
- Apresentação de conceitos de Design na composição dos produtos;
- Tipologias e classificações do Artesanato, técnicas e produtos;
- Rompimento dos Modelos Mentais;
- Provocar o olhar investigativo;
- Origem e Artesanato;
- Memória Cultural;
- Identidade Cultural;
- Sustentabilidade no artesanato;
- Mapa Mental;
- Briefing do produto;
- Modelo 2D de atuação.
3 - Desenvolvimento de produto (32h)
A etapa de Desenvolvimento do Produto é uma fase projetual onde o artesão em seu processo de evolução, reordena os conceitos recebidos e assimilados na fase exploratória do processo criativo, inicia os esboços e a preparação para expressar os primeiros ainda experimentos, os primeiros produtos, ainda que rudimentares. Suas impressões, ideias e intuições.
O artesão em processo mental de construção precisa ativar aprendizados e experiências do processo criativo, colocando em prática através de briefing construído. A fase projetual propositiva, através da análise da melhor alternativa e de acordo com ideias e especificações levantadas para o produto artesanal.
- Aspectos Culturais: diz da origem, identidade, significados culturais;
- Processo: elaboração do produto considerando a matéria-prima;
- Ergonômico: Conforto do usuário e medidas antropométricas;
- Funcionais: aspectos que estão ligados as pessoas, seus usos, funções;
- Que produto é? Como estou fazendo? Para quem estou fazendo?
- Necessidades do usuário: Feito para pessoas, para atender quais necessidades (decorativos ou utilitários, religioso, funcionais e de estima);
- Promoverão Emoção? Quem comprará? Qual público se destina?
- Prática Sustentável;
- Aspectos econômicos: Custo do processo (matéria-prima, mão de obra, conhecimento, manutenção de máquinas e ferramentas, embalagem, etiquetas do produto).
Estrutura de atuação
- Ativar o processo de criação;
- Definir o conceito de produto;
- Identificar e apropriar do repertório cultural;
- Explorar identidade e origem;
- Levantar práticas sustentáveis na produção do produto;
- Associar na prática, conceito do produto, técnica do artesão e matéria-prima;
- Desenvolver novas linhas de produto;
- Conceitos de embalagem e selo de origem (TAG) e suas características como valor agregado ao produto artesanal.
4 - Qualificação do Produto (16 horas)
É uma das fases de validação do Processo Projetual, em suas funções de uso primárias e secundárias, onde o artesão em seu processo de evolução reordena a proposta da fase propositiva, da execução da melhor alternativa e desenvolvimento do produto.
Estrutura de atuação
- Auxiliar nos processos de qualificação tanto na produção quanto no acabamento;
- Assegurar a manutenção e orientação das referências originais que caracterizam, diferenciam e definem o produto;
- Consolidar o conceito de produto;
- Orientar nos critérios de avaliação do produto e mercado;
- Orientar na qualidade técnica: padrões, formatação e acabamento do produto;
- Trabalhar aspectos que caracterizam um produto cultural e que constroem a qualidade final de um produto feito artesanalmente; funcionalidade, esmero, significado, produção (enxergar o processo produtivo), mercado, etc.;
- Reforçar a compreensão dos conceitos norteadores que envolvem: a produção artesanal, artesão, produto artesanal, técnica, matéria-prima, identidade cultural, design e conceito;
- Ensinar aos artesãos a maneira correta de embalar os produtos, de forma a garantir segurança na entrega dos mesmos.
Resultados Esperados
Espera-se com a realização dos serviços, proporcionar aos artesãos participantes conhecimentos de conteúdos de design e condições de melhoria no processo produtivo e dos produtos de forma que consigam agregar valor (peças utilitárias, qualidade, design diferenciado, identidade e valorização da cultura) para que o grupo consiga ter uma produção sustentável e perene.
Por ser uma metodologia aberta, a consultora poderá incluir outras atividades ao longo do curso que achar necessária para o desenvolvimento ou demanda especifica dos artesãos.
Lembrando também que a carga horária é pequena para aprofundar alguns conteúdos e a consultora deixará algumas atividades para que os artesãos possam pesquisar entre as datas dos encontros presenciais e apresentar dentro dos módulos, para enriquecimento da turma.