Metodologia e Escopo de Trabalho

Realização de um Diagnóstico de Design e instrutorias de Design no município de Sarzedo.

1 - Diagnóstico

O Diagnóstico é uma ação anterior à aplicação de qualquer um dos módulos de design e é uma etapa essencial, pois realiza o mapeamento da situação do artesanato local, sob várias dimensões de abrangência. O diagnóstico fundamentará e definirá as ações posteriores a serem realizadas, indicando os eixos temáticos a serem abordados e oportunidades de desenvolvimento para o setor artesanal no município onde será aplicado.

O diagnóstico de Design para o Artesanato deverá identificar a situação atual da atividade artesanal do município e o ambiente no qual ela está inserida através de visitas, pesquisas, busca de dados e informações junto ao grupo de artesãos e diagnosticar as possibilidades do setor, ainda não desenvolvidas ou aproveitadas pelos artesãos, que possam potencializar as atividades produtivas.

Além da necessidade de melhoramento e diversidade dos produtos, foi identificado a necessidade de planejamento estratégico dentro da produção dos produtos artesanais, aulas de precificação e gestão. Também alinhar sobre público ideal e jornada do cliente.

2 - Processo Criativo (24 horas)

A etapa do Processo Criativo tem por objetivo dar ao artesão condições de entendimento do processo de elaboração de soluções reais para as suas demandas. Essa fase destaca as atitudes e os métodos necessários, tanto em relação ao artesão/grupo, quanto ao produto. Fundamenta e ativa a capacidade criadora na formação de indivíduos autônomos para serem capazes de apropriar da sua história, usar de diferentes linguagens e serem autores, criadores e agentes transformadores nos processos da cultura em movimento.

Estrutura de atuação

3 - Desenvolvimento de produto (32h)

A etapa de Desenvolvimento do Produto é uma fase projetual onde o artesão em seu processo de evolução, reordena os conceitos recebidos e assimilados na fase exploratória do processo criativo, inicia os esboços e a preparação para expressar os primeiros ainda experimentos, os primeiros produtos, ainda que rudimentares. Suas impressões, ideias e intuições.

O artesão em processo mental de construção precisa ativar aprendizados e experiências do processo criativo, colocando em prática através de briefing construído. A fase projetual propositiva, através da análise da melhor alternativa e de acordo com ideias e especificações levantadas para o produto artesanal.

Estrutura de atuação

4 - Qualificação do Produto (16 horas)

É uma das fases de validação do Processo Projetual, em suas funções de uso primárias e secundárias, onde o artesão em seu processo de evolução reordena a proposta da fase propositiva, da execução da melhor alternativa e desenvolvimento do produto.

Estrutura de atuação

Resultados Esperados

Espera-se com a realização dos serviços, proporcionar aos artesãos participantes conhecimentos de conteúdos de design e condições de melhoria no processo produtivo e dos produtos de forma que consigam agregar valor (peças utilitárias, qualidade, design diferenciado, identidade e valorização da cultura) para que o grupo consiga ter uma produção sustentável e perene.

Por ser uma metodologia aberta, a consultora poderá incluir outras atividades ao longo do curso que achar necessária para o desenvolvimento ou demanda especifica dos artesãos.

Lembrando também que a carga horária é pequena para aprofundar alguns conteúdos e a consultora deixará algumas atividades para que os artesãos possam pesquisar entre as datas dos encontros presenciais e apresentar dentro dos módulos, para enriquecimento da turma.

Realização:
Programa: